
-
Arquitetos: Smith Architects
- Área: 666 m²
- Ano: 2023
-
Fotografias:Caroline Ducobu

Descrição enviada pela equipe de projeto. A ideia do projeto era criar um centro de educação infantil único que inspirasse as crianças a desenvolverem confiança e humildade por meio de um senso de comunidade. Uma análise detalhada do local examinou as possíveis localizações para o edifício dentro da escola. Os requisitos de acesso e estacionamento indicaram a localização ideal, reforçada pela ampla vista arborizada em três lados.

Estudos analisaram opções formais, levando em consideração todas as limitações do local. Os principais fatores foram a preservação das árvores e vegetação maduras, a proteção dos vizinhos em relação ao ruído direto do playground, o equilíbrio dos contornos do terreno e a insolação/sombreamento. Duas opções foram escolhidas para um desenvolvimento posterior, sendo a forma circular final eleita por seus méritos em atender o projeto e às limitações do local. Embora a forma inicial tenha sido amplamente impulsionada pelo local e pelo programa, sua linguagem arquitetônica buscou a história e a cultura de Saint Kentigern como inspiração.

A forma circular foi inspirada pela arquitetura cristã primitiva – a mais famosa sendo a Igreja do Santo Sepulcro, que possui uma rotunda chamada Anastasis. Além disso, simboliza um dos quatro milagres de São Kentigern: o anel encontrado no peixe e a Cruz Celta de São Kentigern.


A escala e a materialidade também se inspiram na arquitetura cristã primitiva – sendo de um único nível, largura estreita, e aproveitando a ventilação e a iluminação natural. A estrutura apresenta vigas e forros de madeira aparentes, juntamente com janelas altas para capturar o "espírito" das primeiras igrejas.

O simbolismo cristão foi então incorporado ao playground, dividido em quartos dentro da forma circular, cada quarto representando um dos quatro milagres de São Kentigern. Esse gesto também reforça a Cruz Celta formada pela edificação. Com base nisso, quatro leitos de riachos secos formam uma cruz no playground central (que também se tornam características aquáticas para o brincar das crianças), simbolizando os quatro tributários do Jardim do Éden que se encontram no centro para apresentar uma cruz em pé.






















